sexta-feira, 8 de junho de 2012

Ata da décima primeira reunião do CG 2011/12


ATA DA 11ª REUNIÃO DO CONSELHO GESTOR DA APA-SFX - BIÊNIO 2011-2013

No dia 15 de Março de 2012, a partir das 13:30 horas, na sala do Centro de Referência Ambiental, na Subprefeitura de São Francisco Xavier, realizou-se a 11ª reunião do Conselho Gestor da APA-SFX, biênio 2011-2013, que contou com a presença das seguintes pessoas, conforme registrado na lista de presença: Francisco N.M. e Silva (CATI), João Luiz F. do Vale (DAEE), Fabiano R. Lima (Paróquia - SFX), Lincoln Delgado (GCE), Maria de Lourdes Mancilha Silva (ALAVRAS), Cinthia Crelier (ALAVRAS), Maria Augusta Bodick (ECVU), Antonio Carlos de C. Braga (ATUS) e Renato Farinazzo Lorza (SMA/FF).

 Na ocasião, foram abordados os seguintes assuntos:

1-) Escolha do novo Secretário Executivo:
      Os conselheiros representantes das organizações da sociedade civil reafirmaram a importância de manter esse cargo ocupado por um dos membros do grupo e, após algumas ponderações, por consenso, apoiaram o nome do Sr. Lincoln Delgado para ser o novo Secretário Executivo.

2-) Leitura e aprovação da ata da 10ª  Reunão do Conselho Gestor:
      Após a leitura do item 5c, referente à visita à Fazenda Mandala, a ata foi aprovada pelos presentes, sem alterações.

3-) Calendário de Reuniões do Conselho Gestor em 2012:
      A conselheira Maria Augusta Bodick informou que organizou seus compromissos profissionais de forma a atender as reuniões do CG às quartas-feiras e que a decisão tomada na última reunião, mudando-as para as quintas-feiras, inviabilizará sua participação. Informou também que, a partir do segundo semestre, poderá rever sua grade de trabalho e liberar as quintas-feiras.  Assim sendo, os presentes decidiram manter as reuniões restantes do primeiro semestre às quartas-feiras e, a partir de Julho, mudá-las para as quintas-feiras. Em função disso, as reuniões ficaram agendadas para as seguintes datas: 18/04 (qua), 16/05 (qua), 20/06 (qua), 19/07 (qui), 16/08 (qui), 20/09 (qui), 18/10 (qui), 08/11 (qui) e 06/12 (qui).

4-) Andamento do Trabalho das CT’s:
      a-) Educação Ambiental:
            Será realizada reunião amanhã, dia 16/03, às 9:00 horas, na SEMEA. O Sr. Renato ficou de verificar, junto aos demais membros da CT, a possibilidade de agendar as próximas reuniões para sextas-feiras, no período da tarde, de forma a viabilizar a participação da conselheira Maria Augusta Bodick.
            Ação: Elisa / Renato
      b-) Planejamento Estratégico:
            - O processo de licitação para contratação da consultoria continua em andamento dentro da Fundação Florestal.
            Ação: Renato
            - Nas duas reuniões feitas com o IPPLAN, este confirmou seu interesse em trabalhar conosco e foram elencadas três alternativas de encaminhamento: participar do edital da FF para dar suporte à oficina de planejamento estratégico do CG, fazer convênio entre a FF e o IPPLAN para um suporte mais abrangente e continuado, e incluir o planejamento estratégico de SFX no contrato de gestão do IPPLAN com a PMSJC, o qual se encontra em processo de renovação.
           - No dia 13/03/2012, os Srs. Renato Lorza e Braga se reuniram com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Sr. André Miragaia, e o Secretário Municipal de Planejamento, Sr. Oswaldo Vieira de Paula Jr; também participaram da reunião o Sr. Marco Aurélio e a Sra. Elisa Farinha. Na ocasião, foi relatado o andamento do processo de planejamento estratégico, inclusive as conversações com o IPPLAN, e enfatizada a importância de que SFX fosse incluído no contrato de gestão com aquele instituto, de modo a prover a PMSJC de uma visão estratégica para o Distrito. O Sr. Oswaldo argumentou que esse trabalho não poderia ser restrito a SFX, mas teria que abranger toda a zona rural de SJC. Enfatizou que, embora esse planejamento nunca tenha sido elaborado, considera-o necessário e oportuno. Comprometeu-se a fazer uma reunião com os outros secretários cujas pastas têm atuação na área rural para, em conjunto, formular uma proposta de inclusão do tema no contrato de gestão do IPPLAN. O Sr. Miragaia solicitou que o CG encaminhe ofício à Secretária de Governo, Sra. Claude Mary Moura, solicitando uma reunião para reforçar o pedido aqui formulado, bem como para manifestar apoio a algumas ações referentes a SFX, como o PEV, a revitalização da Cachoeira Pedro David, a necessidade de uma sede para o CRA e a prevenção e combate a incêndios florestais.
      c-) Muriqui:
           - É necessário marcar uma reunião da CT, para a qual deverão ser convidados o Marcelo Godoy (IEPA) e a Marilene Silva (SMA Monteiro Lobato).
           Ação: Renato

5-) Solicitação do ECVU:
      A solicitação feita pelo ECVU na última reunião do CG, referente a incêndio ocorrido em propriedade vizinha ao seu núcleo sede, foi encaminhada para a CT de Educação Ambiental, que deliberará sobre como proceder.
     
6-) Informes:
     a-) Mosaico Mantiqueira:
          - Comentada a Resolução Conjunta SMA/SAA/SJDC-001/2011, que libera de licenciamento ambiental algumas atividades agropecuárias em propriedades com menos de 1.000 hectares, desde que preenchida, e aprovada pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento, a Declaração de Conformidade da Atividade Agropecuária. O Sr. Francisco, da CATI, informou que na EDR de Pindamonhangaba há várias declarações em análise, a maioria referente a reflorestamentos para celulose, o que confirma a conclusão de que os maiores beneficiados pela resolução são os grandes grupos de celulose e de cana de açúcar
         - Comentadas as ações que estão sendo planejadas pelo Mosaico em relação à prevenção e ao combate de incêndios florestais. Algumas dessas ações serão conjuntas, como, por exemplo, ter um dia dedicado a este tema durante a Semana do Meio Ambiente. 

      b-) Pavilhão da Comunidade – 2012:
           - O Sr. Braga comentou sobre os preparativos já em andamento.
           - A Sra. Cinthia relatou a primeira reunião realizada com os expositores e manifestou sua convicção de que, este ano, teremos uma maior quantidade de expositores.
      c-) Oliveiras:
            O Sr. Braga comentou sobre os plantios realizados por ele (240 mudas) e pelo Sr. Geraldo Sessa (450 mudas) e sobre as atividades desenvolvidas no Dia de Campo da EPAMIG, realizado em Maria da Fé / MG, no dia 02/03/2012.
      d-) Projeto Lavras Rio Limpo:
            A Sra. Cinthia e o Sr. Braga comentaram sobre o andamento do projeto; no momento, o ponto crítico é a aprovação, pela CETESB, do desenho técnico da Estação de Tratamento de Efluentes.
      e-) Oficina de Vídeo:
            A Sra. Guta informou que no próximo sábado, dia 17/03, na Escola Estadual Armando d’Oliveira Cobra, terá início a Oficina de Vídeo que será ministrada pelo ECVU aos alunos daquela escola.

 A reunião terminou às 16:30 horas.
            
A próxima reunião será no dia 18/04/2012, quarta-feira, às 13:30 horas, no Salão de Reuniões da Subprefeitura da SFX.

        
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Antonio Carlos de Carvalho Braga
Secretário Executivo  

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