quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ata da 13a Reunião do Conselho Gestor da APA de São Francisco Xavier


No dia 16 de maio de 2012, à partir das 13h30, na Subprefeitura de São Francisco Xavier, realizou-se a 13a reunião do Conselho Gestor da APA-SFX, biênio 2011/2013, que contou com a presença das seguintes pessoas, registradas na lista de presença: Antonio Carlos de Braga (ATUS), Renato Lorza (SMA-FF), Walter Cerigatto (Mandala), Lincoln Delgado (GCE), Francisco Silva (CATI), Emerson Fernandes (PMSJC), Cinthia Crelien (ALAVRAS), Maria de Lourdes (ALAVRAS), Karina Mancilha (ALAVRAS), Amélia Oikawa (SEDCT/PMSJC), Fabiano Lima (Paróquia-SFX).
Na ocasião foram abordados os seguintes assuntos:
- Informes: Pavilhão da Comunidade/Mosaico da Mantiqueira;
- Diálogo com Walter Cerigatto (Fazenda Mandala);
- Semana do Meio Ambiente.
Pavilhão da Comunidade:
Sr. Braga discorreu sobre a dificuldade com a instalação das barracas pois, por ser ano eleitoral, a PMSJC não pode ajudar financeiramente. Relatou as atividades que ocorrerão no Pavilhão da Comunidade, como rodas de conversa, instalações para a realização do “Sons da APA”, com divulgação de vídeos, da cultura tropeira, oficinas de xilogravura, orquestra de viola caipira, catira, moçambique, álbum de fotos antigas do Distrito, barracas de artesanato e produtos da terra, entre outros.
Mosaico da Mantiqueira
Sr. Renato Lorza relatou que haverá reunião do Mosaico da Mantiqueira no dia 25 de maio.
Outros assuntos:
Sr. Renato Lorza justificou a ausência do Sr. Wanderley (DAEE) dizendo que o mesmo virá na próxima reunião para realizar uma demonstração sobre cálculos de vazão de água.
Sr. Braga em menção sobre o Projeto de Fossas Sépticas (FEHIDRO), disse que entrou em contato com o Engenheiro Mário Liguori (Agente Técnico – Lavras Rio Limpo) para obter informações do andamento do projeto. Sobre o Projeto de recuperação de 7 hectares em SFX com trabalho paralelo de educação ambiental, citou que o novo Engenheiro responsável será o Sr. Rogério Mazzeo, havendo assim, a liberação do plantio das mudas de árvores nativas no local definido.
Sr. Lincoln leu a ata da reunião anterior e procedeu a leitura ao Sr. Walter e demais presentes do documento protocolado no Conselho Gestor pelos moradores de SFX com relação às intervenções que foram e que estão sendo realizadas na Fazenda Mandala.
Sr.Walter, após leitura, teceu os seguintes comentários e informações:
- A Cetesb enviará o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para análise do Conselho Gestor;
- A Cetesb quer erradicar os pínus da Fazenda Mandala, mas a condução dos trabalhos tem que ser feita com mais critério e cuidado;
- Projeto de essências medicinais que seria implementado na Fazenda foi prejudicado pelo atraso no cronograma de retirada dos pínus;
- A retirada de madeira, se autorizada, será realizada sem pressa e na época da seca;
- Foram retirados da propriedade 25 mil m3 de madeira (pínus);
- Por motivos pessoais se ausentou da retirada da madeira e não pode acompanhar as atividades como queria. Não era para ter havido interferência no ribeirão das Couves;
- Fará um santuário de bromélias na propriedade;
-Aceita que se instale uma comissão para visitas a Fazenda Mandala, mas técnica.
Sr. Braga, falando sobre a comissão disse que a mesma tem que ser composta por membros da comunidade, a fim de que se restabeleça a confiança perdida após os problemas ocorridos com a retirada dos pínus. Que havendo transparência e informação a sociedade se acalmará.
Sra. Cinthia reforçou que a comissão dever ser um misto de técnicos e membros da comunidade.
Sr. Renato mencionou que em Cunha há o um sistema de visitação de propriedades rurais que poderia ser utilizado no caso da Fazenda Mandala. Lá a comunidade fiscaliza a qualidade da produção de orgânicos nos sítios. Disse mais, que tem que partir do Sr. Walter a iniciativa do processo ser mais participativo, com uma comissão imparcial e a mais técnica possível.
Sra. Cinthia perguntou ao Sr. Walter sobre os imóveis de sua propriedade que estão sendo vendidos, se os mesmos estão na RPPN.
Sr. Walter respondeu que os imóveis vendidos estão fora da RPPN e que mesmo a RPPN pode ser vendida de acordo com a lei, mas não o fará.
Sr. Walter concordou com as visitas nos moldes de Cunha, como relatou o Sr. Renato.
Sr. Renato sugeriu que esta comissão confeccione um documento de análise de cada visita, atendendo exigências da Cetesb.
Sr. Walter relatou que na propriedade tem fogueiras de caçador e outras degradações feitas por invasores, mas que à partir de 1 de junho a Fazenda Mandala contará com a presença de Guarda-Parque fiscalizando toda a propriedade.
Sr. Lincoln pediu ao Sr. Renato que convidasse  alguém para demonstrar como ocorrem as visitas em Cunha para que isto fosse adaptado a realidade da Fazenda Mandala.
Sr. Renato sugeriu que esta comissão que fará as visitas possa ajudar o Sr. Walter na realização do Plano de Manejo da RPPN “O Primata”.

Todos os presentes, com a concordância do Sr. Walter, definiram que a Comissão de Visitas à Fazenda Mandala será assim composta:
- 2 membros do Conselho Gestor da APA-SFX;
- 2 moradores de SFX de preferência com perfil técnico (biólogo, agrônomo, engenheiro florestal...);
- 1 morador (rotativo) diferente a cada visita.
A reunião terminou às 15h30.
A próxima reunião será no dia 20 de junho, às 13h30,no salão de reuniões da Subprefeitura de SFX.

Lincoln Delgado - Secretário Executivo



Nenhum comentário:

Postar um comentário