quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ata segunda reunião do CG 2011/13


No dia 17 de Maio de 2011, a partir das 13:30 horas, no Salão de Reuniões da Subprefeitura de São Francisco Xavier, realizou-se a 2ª reunião do Conselho Gestor da APA-SFX, biênio 2011-2013, na qual foram abordados os seguintes assuntos :

1-) Leitura e aprovação da ata da 1ª Reunião do Conselho Gestor:

A ata foi aprovada pelos presentes, sem alterações.

2-) Formalização das nomeações dos representantes do Poder Público:

O Sr. Renato Lorza informou que ainda faltam alguns trâmites burocráticos para que as nomeações sejam oficializadas.

Ação: Renato

3-) Preenchimento de vaga da Sociedade Civil:

O Sr. Fachini relatou que a Associação dos Artesãos de SFX, com sede no Bairro dos Remédios irá se inscrever para preencher a vaga existente e que sua presidente, Sra. Luciana Gonçalves, será a conselheira titular. Informou também que a Sra. Luciana compareceu ontem à Subprefeitura para entregar a documentação da entidade, mas não conseguiu fazê-lo porque o Sr. Émerson não se encontrava no local.

Ação: Émerson / Braga

4-) Calendário das reuniões do CG:

Foi combinado que as reuniões ordinárias serão nas terceiras quartas-feiras de cada mês, às 13:30 horas, no Salão de Reuniões da Subprefeitura. Foi também aprovado o calendário abaixo e combinado que, em Setembro próximo, será feita uma reavaliação do mesmo:

2011:

- Maio: 17 (antecipada em virtude da reunião do Mosaico Mantiqueira, no dia 18)

- Junho: 15

- Julho: 20

- Agosto: 17 (a reunião do Mosaico será no dia 25)

- Setembro: 21

- Outubro: 19

- Novembro: 09 (antecipada devido à reunião de Dezembro / a reunião do Mosaico será no dia 25)

- Dezembro: 07 (antecipada devido às festividades de fim de ano)

2012:

- Janeiro: 18

- Fevereiro: 15 (o Carnaval começa no dia 18)

- Março: 21

Ação: Braga

5-) Formação da Câmara Técnica de Educação Ambiental:

Este assunto foi postergado para a próxima reunião.

6-) Discussão sobre a Câmara Técnica para trabalho com artesãos e produtores rurais:

Este assunto foi postergado para a próxima reunião.

7-) Planejamento Estratégico para o biênio 2011-2013:

O Sr. Renato discorreu sobre o processo de planejamento que foi feito no início do biênio 2008-2010, mencionando a contribuição positiva que suas conclusões deram para os trabalhos do CG. Entretanto, defendeu que para este biênio adotemos outro caminho, buscando a ajuda de um consultor para liderar a condução do processo, visando torná-lo mais eficaz e breve. O Sr. Moncosso sugeriu que a primeira atividade desse trabalho seja uma avaliação do planejamento anterior. A configuração do novo processo deverá estar definida até a próxima reunião.

Ação: Renato

8-) Participação do CG na Semana do Meio Ambiente:

Os Srs. Moncosso e Fabiano relataram os preparativos para a Semana do Meio Ambiente e houve troca de idéias sobre a programação das atividades que serão desenvolvidas. Ficou combinado que, assim que essa estiver definida, será encaminhada aos conselheiros através do e-mail do CG.

Ação: Moncosso

9-) Informes:

a-) Aprovação da revisão do Regimento Interno:

O Sr. Renato informou que o Conselho Gestor é soberano para efetuar alterações no seu Regimento Interno, bastando que elas sejam aprovadas em plenário, de acordo com os requisitos de “quorum” e nível de aprovação em vigor. Dessa forma, as modificações que foram aprovadas na reunião do CG realizada no dia 09/12/2010 já estão valendo.

b-) Projeto “Sons da APA-SFX”:

O Sr. Fachini relatou o andamento desse projeto de Educação Ambiental, fruto de parceria entre o Espaço Cultural Ventos Uivantes e a EMEF Mercedes Rachid Edwards, e informou que, no próximo sábado, acontecerá a composição e a gravação da música, sob a regência do compositor Felipe Lara. Haverá uma segunda etapa de trabalho, que será desenvolvida ao longo do segundo semestre e culminará com a elaboração de um DVD.

c-) Pavilhão da Comunidade:

Foram feitos comentários sobre os preparativos para o evento, que ocorrerá simultaneamente ao Festival da Mantiqueira, nos dias 28 e 29/05/2011.

A reunião terminou às 16:00 horas.

ACCB

Antonio Carlos de Carvalho Braga

Secretário Executivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário