quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Ata da #21 reunião do CG



ATA DA 21ª REUNIÃO DO CONSELHO GESTOR DA APA-SFX

No dia 16 de Setembro de 2010, no Salão de Reuniões da Subprefeitura de São Francisco Xavier, realizou-se a 21ª reunião do Conselho Gestor da APA de SFX, que teve início às 13:30 horas e, na qual, foram abordados os seguintes assuntos :

1-) Apresentação do Projeto Nas Zonas da APA, Uma Documentação Poética :

Com a presença de alguns alunos e professores da EMEF Mercedes Edwards Rachid que participaram do Projeto, bem como da diretora da Escola, foi feita uma apresentação fotográfica sobre o evento realizado no dia 11/09/2010, nas instalações do Espaço Cultural Ventos Uivantes. Nesse dia, juntamente com jovens assistidos pela ACAIA, uma organização que atua na região do Jaguaré (em SP), e com artistas da Associação Jatobá, o grupo criou coletivamente cinco painéis, cada um representando uma das zonas da APA-SFX. Os depoimentos dados pelos participantes do processo demonstraram, de forma inequívoca, a riqueza da experiência que vivenciaram não só do ponto de vista educacional e ambiental, mas como lição de vida.

O Presidente do Conselho Gestor, Sr. Renato Lorza, e os conselheiros presentes elogiaram os resultados alcançados e enalteceram o excelente trabalho realizado pelo grupo que idealizou e executou o Projeto, ali representado pelos conselheiros Roberto Fachini e Maria Angélica Costa e pela Sra. Cinthia Crelier. Foi destacada também a importância dos apoios dados pela Diretoria da EMEF, na pessoa da Professora Dilza Ramos Nogueira, pela Fundação Florestal e pelo Conselho Gestor, que foram fundamentais para a viabilização do Projeto.

Vale mencionar que a apresentação foi assistida pela jornalista Patrícia Ferreira, do Jornal Serras da Mantiqueira, que publicará matéria sobre o Projeto em sua próxima edição.

2-) Cadastramento Técnico Rural :

Os Srs. Thiago e Waldir, do ITESP, informaram sobre o andamento do trabalho, comentaram sobre algumas dificuldades encontradas e se colocaram à disposição para quaisquer esclarecimentos [telefones (12)- 3629-7770 e 3629-2444]. A SDE contratou um facilitador local (Sr. Vanderlei) para auxiliar no contato com os proprietários. O Sr. Renato Lorza enfatizou que o Conselho Gestor está inteiramente à disposição para ajudar no que for possível e ressaltou a necessidade de manter o alinhamento dos discursos do ITESP e do CG com a comunidade. Os conselheiros Fachini e Braga, da Câmara Técnica de Comunicação, bem como a conselheira Maria Angélica, se ofereceram para ajudar na divulgação de comunicados através de e-mails e da distribuição pelos motoristas das peruas escolares.

3-) Inauguração do Parque Natural Municipal Augusto Ruschi :

O conselheiro Cortez convidou os presentes para a inauguração da primeira unidade de conservação de preservação integral do município de São José dos Campos, a ser realizada no dia 17/09/2010, às 9:30 horas.

4-) Revitalização da Cachoeira Pedro David :

O conselheiro Cortez informou que foi definido o vencedor da licitação para as obras de revitalização da Cachoeira Pedro David, mas que a Caixa Econômica Federal só poderá liberar os recursos um mês após o término das eleições.

5-) Edital do Banco do Brasil :

O Sr. Renato Lorza explicou os termos do edital do BB, que se dispõe a dar patrocínio institucional ou comercial a empreendimentos sustentáveis, e comentou sobre o projeto que enviou para concorrer a ele, através da Fundação Florestal.

Com o título de Geração de Produtos Sustentáveis em SFX, o projeto lista três metas:

- Identificar e sistematizar até três práticas sustentáveis na região da APA-SFX.

- Desenvolver atividades de capacitação.

- Desenvolver estratégias de apoio às práticas sustentáveis na região da APA-SFX.

O projeto terá que ser executado no período de 01/03/2011 a 20/12/2011.

6-) Câmara Técnica – Disposição de Resíduos Sólidos :

A conselheira Maria Angélica, coordenadora, informou que a Sra. Vera Assis e o conselheiro Fabiano farão parte da CT. Foi sugerido que o conselheiro Émerson também seja convidado a participar.

A reunião terminou às 17:00 horas.

A próxima reunião será realizada no dia 14/10/2010, a partir das 13:30 horas, no Salão de Reuniões da Subprefeitura de São Francisco Xavier.

____________________________

Antonio Carlos de Carvalho Braga

Secretário Executivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário